A produção de biogás e biometano em Mato Grosso do Sul vai crescer com um investimento de R$ 225 milhões da Adecoagro para expandir sua planta em Ivinhema. O projeto, apoiado pelo Governo do Estado, vai quintuplicar a produção de biometano a partir da vinhaça da cana-de-açúcar, gerando novos empregos e diversificando a economia local.
O governador Eduardo Riedel participou do anúncio e destacou a importância do investimento para o desenvolvimento da região. “Uma empresa que desenvolve com ciência e conhecimento novas tecnologias, que quebram barreiras. Muito orgulho chegar ao município e ver os reflexos deste investimento para as pessoas. Nosso objetivo é criar um bom ambiente de negócios no Estado, que dê confiança para a iniciativa privada”, disse Riedel, que chegou ao evento dirigindo um veículo movido a biometano.
A expansão inclui a construção de dois novos biodigestores até 2027, com capacidade para produzir até 30 mil Nm³ de biometano por dia. As obras começarão no segundo semestre deste ano, em uma área de 20 mil metros quadrados, e deverão criar 80 novos empregos durante a construção e mais 40 quando a planta estiver em operação.
O vice-presidente de Açúcar, Etanol e Energia da Adecoagro no Brasil, Renato Junqueira Santos Pereira, destacou que a expansão é resultado de pesquisa e inovação. “A expansão da nossa planta de biometano traz inúmeros benefícios e comprova a capacidade da Adecoagro de criar, desenvolver e inovar. Este projeto é modular, tecnologicamente avançado e economicamente viável, operando 365 dias do ano. O biogás extraído da vinhaça é integrado à nossa produção de etanol, açúcar e energia, permitindo diversas aplicações”, explicou Pereira.
Desde 2010, a Adecoagro investe em pesquisas com biogás e biometano. Em 2021, a empresa se tornou a primeira usina do Brasil a emitir Certificados de Gás Natural Renovável, conhecidos como GAS-REC. Atualmente, cerca de 130 equipamentos da empresa utilizam biometano.
Mato Grosso do Sul é um destaque nacional na produção de biogás, com um crescimento significativo no número de plantas de produção de biocombustível nos últimos anos. O programa MS Renovável, do Governo do Estado, tem sido crucial para esse crescimento. A Usina de Ivinhema, uma das três produtoras de biometano no estado, já tem capacidade de produção de 2,4 milhões de Nm³/ano.
Os incentivos ao biogás e biometano fazem parte do programa ‘Baixar Impostos para fazer dar certo’, que visa reduzir a carga tributária e estimular a produção de energia renovável no estado.
The post MS investe R$ 225 milhões para ampliar produção de biogás e biometano appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.