Mato Grosso do Sul já registrou 15.385 casos confirmados de dengue, conforme dados do boletim epidemiológico da 31ª semana, divulgado na última quinta-feira (9). O número de casos prováveis da doença no estado chega a 18.940, e o boletim ainda aponta que 28 óbitos foram confirmados em decorrência da dengue, enquanto outros 13 seguem em investigação.
Nenhum município de Mato Grosso do Sul apresentou alta incidência da doença nos últimos 14 dias, mas Laguna Carapã está com incidência considerada média. Os óbitos confirmados ocorreram em diversas cidades, incluindo Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados e Campo Grande. Entre as vítimas, 15 possuíam comorbidades, o que pode ter agravado os quadros.
No que se refere à vacinação contra a dengue, já foram aplicadas 68.308 doses do imunizante no público-alvo. Mato Grosso do Sul recebeu um total de 151.339 doses do Ministério da Saúde. A campanha de vacinação é direcionada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que tem o maior número de hospitalizações pela doença.
O boletim também trouxe informações sobre a Chikungunya, com 3.288 casos prováveis e 851 confirmados no estado. Até o momento, não houve registro de óbitos por essa doença. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta a população sobre os perigos da automedicação e recomenda que, em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, os pacientes procurem uma unidade de saúde imediatamente.
Confira os boletins:
Boletim Epidemiológico Dengue SE 31 – 2024
Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 31 – 2024
The post MS confirma 15.385 casos e 28 mortes por dengue appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.