Em Novembro – mês da Consciência Negra-, em Campo Grande, a agenda de eventos culturais se encerra no dia 30 de novembro, com o “Movimento Afrogueto”, a partir das 16 horas, na R. Dr. Temístocles, com uma programação recheada de atrações que se apresentam gratuitamente na região histórica da Esplanada Ferroviária.
O evento é uma idealização dos produtores Andressa Fernandes e Thallyson Perez, em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas Para a Promoção da Igualdade Racial. Afogueto conta com o apoio de diversos parceiros, como: Ponto Bar, Farofa com Dendé, Central Única das Favelas (CUFA), Movimento Negro Unificado (MNU), Feira Afro, Mercado Sankofa, Geni, CMNEGRAS, Coletivo Enegrecer, FECAMS, ABAM e Romilda Capoeira.
“Afrogueto é um espaço de afirmação, de valorização das raízes e do fortalecimento da nossa identidade. A festa nasceu com o intuito de celebrar algo que é nosso (cultura negra) com a intenção de que a sociedade venha a refletir sobre esse assunto”, afirma ela.
A programação conta com apresentações de DJ’s, rappers, rodas de pagode e performistas, além de exposições de feiras e festivais gastronômicos. Nomes como Afropaty, Marcela Deniz, Persefone, Lady Afroo e Mat Mat sobem ao palco do evento. O coletivo “Feira Afro” soma forças à programação, assim como o Festival do Acarajé, reunindo o melhor dos sabores deste prato afro-brasileiro.
O gingado do grupo Capovogue, assim como o da dançarina Luara Maria completam a lista de atrações. O pagode, protagonista dos eventos na atualidade, também tem espaço na Festa, com o grupo Pagode do Tadeu.
“Fortalecer nossa identidade em eventos como esse nos ajuda na construção de um senso de pertencimento, além do sentimento de orgulho, partilhado entre todas as nossas gerações”, completa a produtora do evento.
De acordo com Vania Lucia, representante da Subsecretaria de Políticas Públicas Para a Promoção da Igualdade Racial, o evento é importante porque promove um momento de reflexões para toda a sociedade. “É uma atividade que encerra as atividades da campanha Novembro Negro. Esse Movimento é muito significativo para o povo negro de Mato Grosso do Sul, para as entidades do movimento. É um Movimento festivo, de celebração à luta, à resistência e à toda a movimentação histórica da população negra em Mato Grosso do Sul”, afirma ela.
Serviço – O evento acontece na R. Dr. Temístocles, s/n. Para mais informações acesse: https://www.instagram.com/festaafrogueto e https://www.instagram.com/pontobarcg .A entrada é gratuita.