Noite de ontem (30) e madrugada de hoje (1°) registram precipitação e frio também dá as caras nesta segunda-feira; chuva deve continuar até o decorrer do dia na capital
O Mato Grosso do Sul voltou a registrar chuvas em algumas cidades após semanas sem precipitação. Além das geadas, temperaturas baixas retornaram e casacos foram tirados do guarda-roupa após onda de calor.
Na capital, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 0.2mm na noite de ontem. Durante a madrugada, mais 0.6mm marcou e pela manhã, ao sair para trabalhar, a população enfrentou mais um pouco de precipitação, 0.4mm. Durante a tarde desta segunda-feira, a chuva volta a marcar presença em Campo Grande.
Ivinhema foi destaque no quesito durante a madrugada, com um total de 9mm registrado da meia-noite até às 3h da manhã. Porém, no dia de ontem, o Inmet não detectou chuva na cidade e durante o decorrer do dia ela também não deve voltar.
Ponta Porã, que vem sendo fortemente impactada pelo frio neste início do inverno, registrou pouquíssima chuva, apenas 0.4mm na noite de ontem. Hoje ainda não há chuva e não deve acontecer ao longo do dia. Dourados também segue a mesma descrição.
Rio Brilhante marcou chuva no domingo e segunda, com algumas pancadas durante a noite e madrugada do dia 30 para o dia 1°, cerca de 3.4mm. Porém, ela não deve voltar a aparecer tão cedo, já que não há previsão de chuva para hoje na cidade.
Além dessas cidades citadas, Fátima do Sul (2.2mm), Caarapó (1.8mm), Maracaju (0.6mm) e Dois Irmãos do Buriti (2.7mm) também registraram chuvas durante ontem e madrugada de hoje, segundo o meteorologista Natálio Abrahão.
Temperatura restante
O inverno começou na semana passada e a população já vem sentindo o impacto em algumas regiões do Estado. Neste fim de semana, ela se intensificou, derrubando ainda mais as temperaturas.
Ainda segundo o meteorologista Natálio Abrahão, em Amambaí, município localizado no sul do estado, os termômetros chegaram a marcar 4,8ºC com sensação de 4ºC na madrugada deste domingo (30), e há registro de geada. Hoje, a cidade registrou 4.5°C de mínima.
Em Aral Moreira, a mínima registrada foi de 4,7ºC. No município de Sete Quedas, os termômetros registraram 5,2ºC e hoje já chegou aos 4.3°C, com sensação de 0°C. Em Iguatemi, a mínima foi de 6,8ºC, com sensação térmica que chegou a 2ºC.
Dourados registrou 8ºC, com sensação de 1ºC. Em Ponta Porã, a mínima foi de 6,9ºC, com sensação de 0ºC.
Na Capital, a mínima foi registrada no fim da madrugada, quando os termômetros marcaram 12,6ºC. Porém, nesta segunda, a mínima registrada foi de 11.9°C pela manhã.
Em Três Lagoas, a mínima foi de 16,3ºC, e em Corumbá, de 14,5ºC. Porém, hoje a temperatura mais baixa registrou 12.8°C.
Ainda segundo o meteorologista, a umidade do ar deve ficar ainda mais baixa, e não há previsão de chuva para os próximos 10 dias.
*Colaborou Alanis Netto