Evento também conta com exibições de filmes infantis
Marcos Morandi –
De hoje (5) até o dia a 20 de outubro, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizará a 9ª edição da Mostra Audiovisual de Dourados (MAD), com programação gratuita que inclui exibição de filmes na Mostra Infantil, Mostra Brasil e Mostra Competitiva de Curtas.
O evento ainda inclui o Cine Fórum (debates, oficinas, palestras e estreia de documentário) e atrações musicais da Orquestra UFGD e da cantora e compositora Ava Rocha.
Desde sua primeira edição, em 2013, a Mostra tem como objetivo proporcionar ao público de Dourados um espaço de exibição, debate e reflexão sobre a produção audiovisual regional e nacional. A edição de 2024 conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo e é produzida e executada pela UFGD, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
A abertura oficial será às 19h deste sábado (5), com um Cine Concerto especial da Orquestra UFGDcelebrando os 10 anos do projeto. O concerto será ao ar livre, na Unidade 1 da UFGD, com interpretação em Libras.
A Mostra Infantil exibirá, no Cine-Auditório Wilson Biasotto, sessões às 8h e 14h dos seguintes filmes: Marte Umdirigido por Gabriel Martins (07/10); Um Filme de Cinemade Thiago B. Mendonça (08/10); e Para’ide Vinicius Toro (10/10).
A Mostra Brasil terá sessões às 19h30, também no Cine-Auditório Wilson Biasotto, com os filmes Crisálida – O Filmedirigido por Serginho Melo (07/10), e Assexybilidadedirigido por Daniel Gonçalves (08/10).
MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS
Com prêmios de até R$ 4,5 mil, filmes de todo o Brasil concorrerão ao Grande Prêmio MAD, enquanto produções de Mato Grosso do Sul disputarão o Prêmio Curta do Mato, nas categorias Ficção, Documentário, Trash e Experimental/Arte, com premiação para os três primeiros colocados. Ao todo, foram inscritas 40 produções estaduais e 130 nacionais. A exibição dos finalistas será no Casulo – Espaço de Cultura e Arte, de 14 a 18 de outubro, às 19h30.
CINE FÓRUM
A Mostra contará com debates especiais, como o sobre acessibilidade no audiovisual, com a participação do diretor Daniel Gonçalvespremiado no Festival do Rio em 2023 por sua direção em Assexybilidade. O debate ocorrerá em 08/10, às 21h, após a exibição do longa. Outro destaque é o debate “O Fantástico nas Páginas e nas Telas”, com Daniel Rosenbach e Ramiro Giroldoem 09/10, às 19h30, no Cine-Lab (FALE UFGD).
A proposta formativa também incluirá a temática LGBT+, com a participação da artista e transpóloga Renata Carvalhoque conduzirá a palestra “Encontro Transpofágico”, em 10/10, às 19h30, na Caixa Preta (FALE/NAC, Unidade 2 – UFGD).
Em 19/10, das 8h às 11h e das 13h às 16h, será realizada a Oficina Prática de Câmera para Cinema, com Flora Diasno Cine-Auditório Wilson Biasotto (Reitoria – Unidade 1). No mesmo dia e local, às 20h, acontecerá a estreia do documentário Construindo a Quarta Parede, com a presença do diretor Bruno Augusto e do cineasta douradense Celso Marques