Zulema Escobar Jamil morreu nesta segunda-feira (10) aos 86 anos, após passar mal em Ponta Porã. Ela era esposa de Fahad Jamil, que até meados de 2019 ostentava o título de ”rei da fronteira”’.
A idosa foi homenageada pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional MS em razão de ser tia do Conselheiro Estadual, Arnaldo Escobar.
”….criou raízes e uma importância na sociedade sul-mato-grossense, em especial, na cidade de Ponta Porã. Fica os cumprimentos e a saudade de quem representou e lutou por uma vida toda por sua bela família”, disse trecho da homenagem escrita pelo secretário-geral Luiz Renê Gonçalves do Amaral.
O esposo dela ostentou a pecha de Rei da Fronteira até meados de 2015. Anos depois, em 2019, ele e o parente, Jamil Name, foram investigados por crimes de pistolagem na região de fronteira. Fahd já foi prefeito de Ponta Porã na década de 70 e era muito influente naquela área.
O domínio territorial foi sendo aos poucos perdidos para facções criminosas brasileiras. Um dos motivos para ele se entregar à polícia era o medo de ser morto. Atualmente cumpre prisão domiciliar na Capital.