Faleceu na madrugada de domingo (2), aos 86 anos, o ex-governador de Minas Gerais e ex-deputado federal Newton Cardoso. Ele estava internado no Hospital Orizonti, em Belo Horizonte, onde tratava um câncer. O ex-governador era pai do deputado federal Newton Cardoso Junior (MDB-MG).
Natural de Brumado, na Bahia, Newton mudou-se ainda jovem para Belo Horizonte, onde se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Governou Minas Gerais entre 1987 e 1991 e foi vice-governador no mandato de Itamar Franco. Também exerceu três mandatos como prefeito de Contagem, na região metropolitana da capital mineira.
UM Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) divulgou uma nota de pesar pelo falecimento de Cardoso. “Neste momento de dor, a FPA se solidariza com os familiares e amigos, expressando condolências e prestando homenagem à sua trajetória e dedicação à vida pública”, destaca o documento.
A nota da FPA ressalta que Newton foi um dos fundadores do MDB e deputado federal por três mandatos. “Seu legado deixa uma contribuição inegável para o desenvolvimento do estado e do país”, diz o texto.