Morreu neste sábado (06), aos 63 anos, em decorrência de um câncer, o produtor de cinema Jon Landau. Ele colaborou com James Cameron em vários projetos, incluindo Titanic e a franquia Avatar.
Conforme o blog Omelete, pelo primeiro filme, ele recebeu o Oscar de Melhor Filme em 1998, um prêmio dividido com Cameron. O produtor também era COO da Lightstorm Entertainment, produtora fundada pelo cineasta.
Ele também estava envolvido na produção dos próximos capítulos de Avatar e trabalhou na produção de Alita: Máquina de Combate, longa coordenado por Cameron e dirigido por Robert Rodríguez. Landau veio ao Brasil em duas ocasiões, ambas para a CCXP, para divulgar tanto Alita quanto Avatar: O Caminho da Água.
Ainda conforme o blog, o produtor também foi o vice-presidente de produção para cinema da 20th Century Fox nos anos 1990, supervisionando projetos importantes do estúdio como True Lies, Duro de Matar 2 e O Último dos Moicanos.
Essa experiência ajudou Landau a se consolidar como coordenador da franquia Avatar fora dos cinemas. Além dos filmes, ele passou os últimos anos trabalhando com a Disney no licenciamento da marca, incluindo a criação da área temática do filme nos parques do estúdio e o licenciamento da série fora das telonas.
Nascido em Nova York, Landau era filho dos produtores Ely Landau e Edie Landau, e se formou na USC School of Cinematic Arts. Fora do universo de James Cameron, ele foi co-produtor dos filmes Dick Tracy, de 1990, e Querida, Eu Encolhi as Crianças, de 1989. Como produtor, ele serviu nos filmes Uma Vida de Louco, de 1987, e no remake de Solaris de 2002.