Morreu aos 54 anos, na manhã deste sábado (10), a liderança indígena, Tuíre Kayapó, no Pará. Tuíre lutava contra um câncer de colo de útero.
Tuíre ficou conhecida, em especial após lutar contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Durante o ato, ela pressionou um facão contra o rosto do então presidente da Eletronorte, José Antônio Muniz Lopes.
Além disso, ela lutava pelos direitos dos povos indígenas e pela proteção florestais.
Nota Oficial da Funai
Em nota oficial, a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) expressou o pesar pelo falecimento de Tuíre Kayapó.
“Tuíre, colocando-se diretamente diante de decisões que afetavam sua terra e seu povo, representou um ato de resistência que permanecerá para sempre na memória daqueles que lutam por justiça.
Tuíre Kayapó dedicou sua vida à proteção de seu povo e de seu território, sempre guiada pela busca por direitos e respeito aos povos indígenas. Seu legado de resistência continuará a inspirar aqueles que lutam por um Brasil mais justo para os povos indígenas.
Neste momento de dor, a Funai presta sua solidariedade à família, aos amigos e ao povo Kayapó. Que a memória de Tuíre siga viva como exemplo de luta, resiliência e perseverança na defesa dos direitos indígenas.”
Mais de 2 mil contatos de todo Mato Grosso do Sul recebem nossos boletins informativos de forma 100% gratuita pelo WhatsApp. São atualizações diárias sobre a previsão do tempo, trânsito, vagas de emprego, direitos trabalhistas, política e outras informações úteis.
Faça parte do nosso grupo e receba notícias todos os dias pelo WhatsApp. Envie uma mensagem com seu nome e bairro para te acrescentarmos na lista.