O servidor público João Paulo Pereira encontrou um peixe morto no quintal de casa, em meio a lama da enxurrada do rompimento da barragem Nasa Park, em Jaraguari (MS).
Um dia após a tragédia na terça-feira (19), a família contabiliza prejuízos por ter perdido animais, levados com a força da água.
“A água chegou atingir meu quintal e passou a poucos metros da minha casa e agora encontrei esse peixe morto”, conta o morador.
Segundo ele, os animais de estimação da família e de outros moradores vizinhos sumiram com o rompimento da barragem. “Não deu para salvar nada além das nossas vidas, os animais foram, e agora encontramos essa cena”, comenta.
Além de afetar casas, a barragem levou parte do asfalto da BR-163, no km 500 entre Campo Grande e Jaraguari.
O Núcleo de Geoprocessamento do Ministério Público já identificou pelo menos 11 propriedades afetadas pelo desastre. No entanto, esse número pode aumentar à medida que novas imagens de satélite da área sejam analisadas e atualizadas.
O Ministério Público orienta que todas as pessoas afetadas pelo rompimento, que ainda não foram localizadas pelos servidores do órgão, entrem em contato pelo telefone (67) 3318-2124 para poderem ser incluídas no levantamento dos danos. A participação dessas famílias é crucial para garantir que todas as necessidades sejam devidamente atendidas e que as medidas de reparação sejam implementadas de forma eficaz e justa.