O Moinho Cultural lançou a campanha “Leão, amigo das crianças” para incentivar doações via Imposto de Renda. A iniciativa visa ampliar o apoio a projetos sociais voltados para crianças e adolescentes, fortalecendo o compromisso da instituição com o desenvolvimento humano e a inclusão social.
Durante o processo de declaração do Imposto de Renda, os contribuintes têm a oportunidade de destinar até 6% do imposto devido para causas sociais, sendo 3% para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e 3% para o Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa. Essa destinação não representa nenhum custo adicional para o contribuinte e pode ser realizada somente por quem opta pelo modelo completo de declaração.
Segundo Márcia Rolon, diretora executiva do Moinho Cultural, “a campanha é uma oportunidade para que cada cidadão brasileiro contribua diretamente para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Ao destinar parte do seu imposto de renda para o Moinho Cultural, você está investindo no futuro de crianças e adolescentes, garantindo o acesso à cultura, educação e assistência social.”
O processo para realizar a doação é simples e pode ser feito durante o preenchimento da declaração do Imposto de Renda. Após inserir todas as informações necessárias, o próprio sistema calcula automaticamente o valor do imposto devido. Em seguida, basta acessar a opção de doações diretamente na declaração, selecionar o fundo desejado e indicar o valor a ser destinado, dentro do limite permitido.
No ícone Doações, dentro do programa da Receita Federal, é possível clicar na aba Criança e Adolescente e, em seguida, no botão Novo. Lá, é possível escolher para qual fundo pretende destinar a doação: nacional, estadual ou municipal.
Os contribuintes podem acompanhar o valor disponível para destinação, decidir qual o valor destinar ao fundo, e emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) referente ao valor da doação. É importante ressaltar que o pagamento do Darf precisa ser realizado até o dia 31 de maio.
Caso não tenha imposto a pagar, mas a restituir, é gerado um Darf para cada fundo que o contribuinte escolher. O documento, nestes casos, também deve ser pago até o dia 31 de maio.
Após o pagamento do DARF, aqueles contribuintes que escolheram ajudar o Moinho Cultural devem encaminhar, para o e-mail [email protected]uma cópia da destinação. A partir disso, a instituição vai atuar ao CMDCA (Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente) para ter acesso ao recurso.
Em Mato Grosso do Sul, a Receita Federal espera receber 623 mil declarações de imposto de renda até 31 de maio, quando acaba o prazo para o acerto de contas. No país, são esperadas 43 milhões de declarações até o prazo final.
Para mais informações sobre como realizar a doação via Imposto de Renda, entre em contato com o Moinho Cultural no e-mail [email protected].