Mísseis russos atingiram quatro das seis usinas de energia termelétrica na Ucrânia neste sábado (27). O país perdeu 80% da sua capacidade de geração de energia térmica desde o início da guerra, segundo autoridades.
Dos 34 mísseis, a Ucrânia disse ter barrado conseguido 21, mas a Dtek, companhia privada de eletricidade do país, disse que quatro das suas seis plantas termelétricas foram danificadas durante a noite. “O inimigo novamente atacou massivamente as instalações elétricas ucranianas”, afirmou a empresa em nota.
Nenhum dos locais foi identificado para que a Rússia não consiga estimar o impacto dos ataques, disseram as autoridades ucranianas, porém o país revidou o ataque e atingiu refinarias de óleo na região de Krasnodar, no oeste russo, com drones. Essa investida causou incêndios nas instalações.
Os efeitos dos ataques não poderão ser mensurados até a chegada do inverno. Apesar da maior parte da energia elétrica vir de usinas nucleares, essas outras fontes equilibram o sistema e a perda delas pode ser um grande problema nos últimos meses do ano, segundo o Uol.
O governador da região de Lviv, no leste ucraniano, pediu aos moradores que economizem energia. “É difícil para o sistema de eletricidade manter o equilíbrio entre produção e consumo. Temos de fazer a nossa parte” falou.