De 15 a 21 de setembro, representantes do setor agrícola de Cuba visitaram o Brasil para aprender sobre segurança alimentar e práticas de transição sustentável na agropecuária. Missão promovida pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) que focou na troca de conhecimentos sobre sistemas de produção de pequena escala em ambos os países.
Durante a visita a várias instituições e cooperativas em Goiás, Santa Catarina e no Distrito Federal, os cubanos puderam observar tecnologias e métodos que ajudam a enfrentar os desafios da crise climática. O secretário de Inovação do Ministério da Agricultura, Pedro Neto, destacou a importância da troca de experiências, especialmente na pecuária leiteira.
Em Tubarão, SC, a delegação participou da formatura de um programa voltado à formação de jovens, promovendo a sucessão rural. Odalys Pérez, da Estação Experimental de Pastos e Forragens Indio Hatuey, enfatizou os pontos em comum identificados entre os dois países e a relevância do intercâmbio de conhecimento.
Além do Mapa, a delegação brasileira incluiu representantes da Universidade Federal de Santa Catarina e da Epagri, enquanto a cubana contou com membros do Instituto de Ciência Animal.