O Ministro de Estado da Educação, Camilo Sobreira de Santana, virá, no dia 13 de novembro, à Capital sul-mato-grossense para expandir o programa “Pé-de-Meia”. Também para inaugurar o Bloco F e a Quadra Poliesportiva do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).
A presença do Ministro deverá ser acompanhada por outras autoridades, como a prefeita reeleita, Adriane Lopes; o Governador do Estado, Eduardo Riedel; além de deputados e senadores.
Pé-de-Meia: Incentivo para que os jovens permaneçam nas escolas
Lançado em novembro de 2023, sob responsabilidade da Secretaria de Educação Básica, o programa “Pé-de-Meia” é um incentivo financeiro-educacional voltado a estudantes matriculados no ensino médio público beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Ele funciona como uma poupança destinada a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes nessa etapa de ensino. Seu objetivo é democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens, além de promover a inclusão educacional e estimular a mobilidade social.
As redes ofertantes do ensino médio (federais, estaduais, distrital ou municipais) são responsáveis por captar e informar os dados dos estudantes ao Ministério da Educação (MEC), por meio de sistema informatizado. Com base neles, o MEC define o público contemplado e acompanha e verifica o cumprimento dos requisitos para fins de pagamento dos incentivos.
Expansão do IFMS
Neste segundo semestre de 2024, o IFMS fará uma série de inaugurações de obras que melhoraram a infraestrutura e a qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão na instituição.
No Campus Campo Grande, serão realizadas as inaugurações da quadra poliesportiva coberta e do Bloco F, ampliando as opções de atividades esportivas e de espaços para receber mais estudantes. A quadra se somará a outra já existente na unidade (sem cobertura), sendo, portanto, mais uma opção para aulas, treinamentos e demais atividades físicas e culturais de estudantes e servidores. O novo espaço poliesportivo terá 1.075 m² de área construída e receberá iluminação de led.
*Com informações do IFMS