A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, chegará a Campo Grande na próxima terça-feira (18) para intensificar o acompanhamento do caso do feminicídio de Vanessa Ricarte, a jornalista assassinada com três facadas pelo ex-noivo Caio Nascimento na última quarta-feira (12).
A ministra se reunirá com o governador Eduardo Riedel (PSDB), o presidente e o corregedor do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargadores Dorival Renato Pavan e Ruy Celso Barbosa Florence, respectivamente, para tratar das medidas de segurança e melhorias na rede de atendimento às mulheres em situação de violência no estado.
A vinda de Cida Gonçalves à cidade acontece após a reunião da equipe do Ministério das Mulheres, realizada neste domingo (16), em Campo Grande. Durante o encontro, foram discutidas as falhas no atendimento à vítima e as providências necessárias para aprimorar as políticas públicas de proteção às mulheres.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da ministra para detalhar pontos da reunião, mas até o momento não obtivemos resposta. Em contato com a ministra, Cida também não pode pontuar as discussões da reunião de hoje, mas se prepara para vinda na terça-feira.
Assassinato da jornalista e repercussão
O caso de Vanessa gerou grande comoção e expôs a fragilidade da rede de proteção às mulheres vítimas de violência, especialmente após a divulgação de um áudio da jornalista, no qual ela relatava a frieza do atendimento na Casa da Mulher Brasileira e sua preocupação com a falta de segurança ao retornar para casa, onde o agressor ainda estava.
Neste domingo (16), a jornalista Vanessa Ricarte completaria 43 anos. Em meio à dor e à saudade, um amigo da jornalista publicou um texto emocionante nas redes sociais
Em postagem, ele relembrou momentos vividos ao lado dela e lamentando a perda precoce de uma mulher que marcou a vida de tantos. “Hoje seria o seu aniversário. Na terça-feira, você comentou comigo e com a Alê sobre sair ou fazer um churrasquinho. Como hoje é domingo, provavelmente a comemoração seria em um pagodinho. Não é exatamente o meu estilo, mas, com certeza, eu estaria lá por você, como sempre estive”, escreveu.
Ele também recordou a dedicação de Vanessa ao trabalho e a trajetória profissional exemplar. “Sua vida não se resumia apenas a festas e diversão, você era uma mulher extremamente dedicada ao trabalho. Se orgulhava de compartilhar sua trajetória e de tudo o que conquistou com tanto esforço. Foi empresária, professora, assessora de diversos órgãos e eventos importantes, idealizou e realizou projetos, e tinha tanto mais a conquistar. Vanessa era uma jornalista respeitada, com a ‘carreira ilibada’, como você mesma me disse nos últimos dias”.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=();t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)(0);
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘378408787263596’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);