Caso ocorreu na cidade de Sidrolândia (MS); menino segue internado no Hospital Regional
Um menino, de apenas 6 anos, foi atacado por um enxame de abelhas e levou mais de 1.100 picadas. A vítima foi socorrida e está internada em estado grave no Hospital Regional. O caso ocorreu na semana passada na cidade de Sidrolândia (MS) – a 62 quilômetros de Campo Grande.
No momento do ataque, o menino estava acompanhado do padrasto, que também ficou ferido, em um sítio na região. A reportagem apurou que a criança está em coma, entubada, sendo que nesta quarta-feira (11) conseguiu sair da ventilação mecânica.
O médico toxicologista Sandro Benites, do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox), destacou que o atendimento ágil foi essencial para que a vítima resistisse aos ferimentos.
“Normalmente mais de 100 picadas já pode ser letal em criança. Mais de 500 picadas já pode ser letal em adultos. Então essa criança, graças a um atendimento imediato, suporte avançado, nós conseguimos, apesar de mais de 1.100 picadas de abelhas, que ela sobrevivesse”.
Benites reitera que neste período do ano as abelhas costumam a formar novas colméias. “Esse aumento de ataque de enxames de abelha tem acontecido no Brasil inteiro. Aqui em Mato Grosso do Sul, principalmente pela nova cultura de plantação de eucalipto. Nesse período de dezembro até março, as abelhas têm a tendência de formar novas colméias”.