Não, você não leu errado! Existem, sim, diferenças significativas entre metas e objetivos, que, definitivamente, não têm o mesmo significado. Entretanto, eles estão relacionados de modo que se complementam e levam ao alcance dos resultados.
Ter objetivos é ter rumos, é saber aonde se quer chegar, por isso é essencial que os empreendimentos tenham bem claros quais são os propósitos que irão inspirar a empresa, ou seja, eles deixam claro onde e como a empresa deve estar no futuro. Assim, o objetivo pode ser de curto, médio e longo prazo. É importante ter em mente que o caráter do objetivo é mais generalista e ele é expresso em frases curtas, denotando desafios a serem alcançados, como, por exemplo: criar a equipe de marketing digital.
Já as metas são mais específicas. São elas que vão definir a forma como a empresa vai chegar aos objetivos, ou seja, elas integram um plano de ação, orientando o modo como as tarefas devem ser feitas, o processo, além de definir um tempo determinado para que o resultado seja alcançado, ou um percentual de crescimento, ou ainda expressam os números a serem atingidos. As metas ainda ajudam na percepção de falhas, contribuindo para melhorar a produtividade. Um exemplo: Proceder processo de seleção para a criação da equipe de marketing no primeiro quadrimestre de 2023.
Ao definir as metas, é importante ter em mente o modelo SMART, sigla em inglês que, na tradução, significa S – Específico (específico), M – Mensurável (mensurável), A – Atribuível (atribuível), R – Realista (realista), T – Relacionado ao tempo (relacionada ao tempo, ou temporal). Se as metas não tiverem essas características, dificilmente haverá o engajamento do time e o comprometimento da equipe, pois elas precisam ser alcançáveis e realistas.
O importante é entender que tanto os objetivos como as metas devem integrar o planejamento estratégico da empresa, documento que vai guiar as ações do empreendimento.
O Sebrae indica para você dois cursos on-line que trazem informações valiosas para quem deseja entender um pouco mais sobre boas ferramentas de gestão Planejamento estratégico para empreendedores e Indicadores para o seu negócio. Inscreva-se!