A Polícia Federal cumpriu até o fim da manhã desta quinta-feira (6) 45 prisões decorrentes da 27ª fase da operação Lesa Pátria, contra investigados e condenados vinculados aos atos de 8 de janeiro de 2023. Ao todo, são 208 mandados de prisão preventiva, no Distrito Federal e em 18 estados.
Os alvos são pessoas foragidas ou que descumpriram medidas cautelares determinadas pelo Supremo Tribunal Federal.
Todos respondem pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
As prisões ocorreram em Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e no Distrito Federal.
A PF, segundo a Agência Brasil, procura outras 163 pessoas. Algumas delas são procuradas após terem violado tornozeleiras eletrônicas. Outros mandados miram pessoas que fugiram para países como a Argentina.
Todos os mandados de prisão foram assinados pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, que é o relator das investigações sobre os atos antidemocráticos.