O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançaram um programa de capacitações virtuais de ensino a distância (EaD) voltadas para a produção agrícola, sistemas agroflorestais e boas práticas no campo.
As aulas, integralmente online e gratuitas, visam aprimorar o conhecimento técnico de agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e contam com vagas ilimitadas.
O primeiro curso, “Bem-estar animal para produção sustentável de leite”, já está disponível na plataforma e-Campoinaugurando a sequência de lançamentos que seguirá até dezembro, oferecendo novos cursos semanalmente. Entre os temas que serão abordados estão “Boas práticas de fabricação no beneficiamento da castanha-de-caju”, “Processamento de mandioca de mesa pela agricultura familiar” e “Produção de ovos na agricultura familiar”.
O programa se encerra no dia 6 de dezembro, durante a Semana do Extensionista, data em que serão disponibilizados os cursos “Ferramentas participativas e agroecológicas para conservação e multiplicação de sementes crioulas” e “Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica.”
Marenilson Batista da Silva, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA, ressalta a importância dessa iniciativa para o fortalecimento da agricultura familiar, destacando que os cursos alcançam diversos grupos, incluindo assentados da reforma agrária, povos indígenas e comunidades quilombolas.
“Essas capacitações on-line para agentes e técnicos de Ater são um avanço significativo, pois fortalecem a agricultura familiar e auxiliam diretamente os povos e comunidades tradicionais,” afirma.
Ana Euler, diretora de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, reforça que as capacitações virtuais são uma maneira de ampliar o alcance do conhecimento gerado pela pesquisa e, assim, apoiar os produtores no campo.
“Com o formato digital, conseguimos alcançar um número maior de produtores, permitindo que o conhecimento gerado chegue a quem realmente precisa e possa ser adotado efetivamente”, afirma.
Cursos disponibilizados pelo MDA e Embrapa
- Bem-estar animal para produção sustentável de leite – Já disponível
- Boas práticas de fabricação no beneficiamento da castanha-de-caju – Já disponível
- Processamento de mandioca de mesa pela agricultura familiar – Lançamento em 13 de novembro
- Produtos biofortificados – Lançamento em 20 de novembro
- Produção de ovos na agricultura familiar – Lançamento em 27 de novembro
- Ferramentas participativas e agroecológicas para conservação e multiplicação de sementes crioulas – Lançamento em 6 de dezembro
- Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica – Lançamento em 6 de dezembro
Essas capacitações estão disponíveis para acesso imediato na plataforma e-Campooferecendo conhecimentos essenciais para produtores e técnicos interessados em práticas sustentáveis e de baixo impacto ambiental.
*sob supervisão de Luis Roberto Toledo