Mato Grosso do Sul registrou 15.188 casos confirmados de dengue em 2024, conforme o boletim epidemiológico da 29ª semana, divulgado nesta terça-feira (30). Ao todo, foram 18.881 casos prováveis da doença e 28 óbitos confirmados, com outros 13 em investigação.
Nos últimos 14 dias, nenhum município do estado apresentou alta incidência de dengue, sendo que Laguna Carapã teve incidência média. Os óbitos ocorreram em diversos municípios, incluindo Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Das vítimas, 15 possuíam comorbidades.
Até o momento, foram aplicadas 64.919 doses da vacina contra a dengue, das 151.339 doses recebidas do Ministério da Saúde. A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária com maior número de hospitalizações.
O boletim também trouxe informações sobre a chikungunya, com 3.465 casos prováveis e 840 confirmados, sem registros de óbitos. A Secretaria Estadual de Saúde alerta para a necessidade de evitar a automedicação e procurar uma unidade de saúde em caso de sintomas.
A SES recomenda que a população evite a automedicação e procure atendimento médico ao apresentar sintomas de dengue ou chikungunya. A vacinação continua sendo uma das principais medidas preventivas para reduzir a incidência de casos graves.
Confira os boletins completos:
Boletim-Epidemiologico-Dengue-SE-29-2024
Boletim-Epidemiologico-Chikungunya-SE-29-2024
The post Mato Grosso do Sul registra mais de 15 mil casos confirmados de dengue appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.