Mato Grosso do Sul já registrou 19.636 casos prováveis de dengue, dos quais 14.033 foram confirmados, de acordo com o boletim da 27ª semana epidemiológica divulgado nesta quinta-feira (11). O documento informa que 28 óbitos foram confirmados devido à doença, e outros 13 estão em investigação.
Nos últimos 14 dias, nenhum município do estado apresentou alta incidência da doença, mas Laguna Carapã, Itaquiraí, Caarapó e Naviraí registraram incidência média. Os óbitos ocorreram em diversos municípios, incluindo Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia e Dourados. Entre as vítimas, 15 possuíam comorbidades.
Vacinação contra a dengue
O boletim também aponta que 69.688 doses da vacina contra a dengue foram aplicadas na população-alvo. Mato Grosso do Sul recebeu 138.351 doses do Ministério da Saúde. A vacinação é indicada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária com maior número de hospitalizações por dengue entre 6 e 16 anos. O esquema vacinal requer duas doses com intervalo de três meses.
Situação da Chikungunya
O estado registrou 3.679 casos prováveis de Chikungunya, dos quais 823 foram confirmados, sem óbitos até o momento. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta para evitar a automedicação e recomenda procurar uma unidade de saúde em caso de sintomas.
Boletins completos
Para mais detalhes, confira os boletins epidemiológicos de dengue e Chikungunya da 27ª semana.
The post Mato Grosso do Sul registra mais de 14 mil casos de dengue appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.