Em um ano, o e-commerce de Mato Grosso do Sul registrou um crescimento significativo de 266%, saltando de R$ 303 milhões em 2022 para R$ 1,1 bilhão em 2023. Entre os setores em destaque estão o agropecuário, com a comercialização de gado e adubos, e o varejo, impulsionado pela compra de smartphones.
No ano passado, o principal produto comercializado em Mato Grosso do Sul foi o adubo mineral ou químico, contendo os três elementos essenciais: nitrogênio (azoto), fósforo e potássio, com um valor estimado em R$ 167 milhões.
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Ao analisar a série histórica de 2016 a 2023, os dados do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional revelam que o principal motor desse crescimento foi a venda de bovinos para reprodução. Ao todo, o segmento concentra R$ 1,6 bilhões do valor arrecadado no período.
No setor de compras online, destacam-se os terminais portáteis de telefonia celular, como smartphones. Em Mato Grosso do Sul, o segmento movimentou R$ 497 milhões. A nível nacional, os dados extraídos de Notas Fiscais Eletrônicas da Receita Federal mostram os smartphones como o produto mais vendido no e-commerce em 2023, R$ 10,3 bilhões em vendas.
Projeto E-commerce.BR
Os dados do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional revelaram diferenças significativas entre as regiões brasileiras no cenário do e-commerce. O Sudeste lidera, concentrando 73,5% das vendas online, seguido pelo Sul (15,2%), Nordeste (7%), Centro-Oeste (3%) e Norte (1,3%). Conforme os dados, quando analisada a origem das compras, o Sudeste foi o destino de 55,6% das transações. Na sequencia aparece o Sul (16,8%), Nordeste (15,8%), Centro-Oeste (8,3%) e Norte (3,3%).
Outro ponto de destaque é o fluxo de transações: as operações interestaduais representam 62% do total, superando as que ocorrem dentro do próprio estado (38%).
Observatório do Comércio Eletrônico Nacional
Criado em em 2023, o Observatório do Comércio Eletrônico Nacional é a primeira ferramenta pública a consolidar dados oficiais sobre o comércio eletrônico no Brasil. Conforme o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o dashboard reúne informações de vendas de empresas para consumidores pessoa física, algo que anteriormente dependia de bases privadas.
Além disso, a plataforma permite uma leitura precisa dos produtos comercializados, podendo ser consultados por sua classificação na NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) ou pelos 2 primeiros dígitos (capítulo).
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