Duas operações, ambas para desarticular esquema de tráfico de drogas, foram deflagradas pela Polícia Civil nesta quinta-feira (31), contra um grupo criminoso responsável pelo transporte de droga e madeira ilegal para o Nordeste brasileiro, além de lavagem de dinheiro, adulteração de veículos e crimes ambientais.
UM Operação Rota do Sertão identificou empresas de fachada com 22 carretas usadas nos transportes ilegais. São oito mandados de prisão e de buscas e sequestro de bens, inclusive no município de Sinop, a 503 km de Cuiabá.
A cidade mato-grossense era utilizada como base estratégica para o envio de drogas ao Nordeste e também de cargas de madeira ilegal para estados do Sudeste.
Durante a operação houve apreensão de 800 kg de cloridrato de cocaína em Picos (PI). A droga tem sua origem na fronteira entre Brasil e Bolívia. Além disso, 4 veículos de passeio com valores em torno de R$ 10 milhões foram apreendidos.
Também estão sendo cumpridos mandados nas cidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte e Tapurah, todas de Mato Grosso.
Operação Alta Frequência
Em outra operação, um grupo foi desarticulado após um casal ser flagrado comercializando entorpecentes dentro de uma caixa de som, no bairro Santa Amália. Com o avanço das investigações foi possível identificar o abastecimento de traficantes de Cuiabá.
Na operação foram seis mandados de busca e apreensão, cinco bloqueios de bens e um sequestro de bem móvel.
Entre os alvos, há também um ex-policial militar que foi demitido da instituição recentemente, e responderá pelo crime de tráfico de drogas, associação criminosa, falsidade ideológica e lavagem de capitais.
A operação tem o foco de interceptar o envio de drogas para Cuiabá e outras cidades do estado, principalmente maconha e drogas sintéticas. Dois mandados de busca e apreensão e o sequestro de bens são cumpridos na cidade de Pontes e Lacerda. As demais ordens judiciais são cumpridas em Cuiabá.