Com a primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) realizada no domingo (3), as atenções se voltam para o dia de provas, no próximo domingo (10), que tem os conteúdos de áreas exatas e biológicas. Assim como a redação, a Matemática também dá calafrios em alguns candidatos.
Esta prova terá 45 questões de matemática e outras 45 de ciências da natureza (física, química e biologia). O exame é a porta de entrada milhões de estudantes para o Ensino Superior, tanto público quanto privado, e por isso, o fator nervosismo pode atrapalhar.
Porém, alguns dados pode ajudar a tranquilizar os candidatos. O Aprova Total fez um levantamento dos conteúdos que caíram nos exames entre 2016 e 2023. Confira abaixo os conteúdos que mais caem nas provas de Matemática, Física, Química e Biologia.
Matemática
O relatório mostrou que com bom domínio da matemática básica e estatística garante ao estudante pelo menos 20 questões do Um.
Em resumo, os 5 temas que mais aparecem nas questões de Matemática são Matemática Básica, Estatística, Geometria espacial, Geometria plana e Funções. Conforme os dados, juntas, a matemática básica e a estatística contemplam quase metade das perguntas.
Biologia
UM Biologiaassim como a Química e Físicafazem parte da metade das questões do 2º dia do Enem. Cada uma dessas matérias é responsável por 15 questões da prova.
- Ecologia
- Botânica
- Bioenergética
- Fisiologia
- Citologia
A Química é uma das Ciências Exatas e está agrupada em quatro temas: química inorgânica, química orgânica, físico-química e química-analítica. Há ainda os temas interdisciplinares, como bioquímica e química-ambiental.
Dentro do Enem, a disciplina de Química costuma ser bem diversificada, abordando conteúdos introdutórios e mais aprofundados. Os que mais se destacam são:
- Moléculas e propriedades
- Propriedades dos compostos orgânicos
- Separação de misturas
- Estequiometria
- Funções inorgânicas
- Hidrocarbonetos
- átomos
Física
O Enem costuma colocar situações cotidianas em suas questões e, sem dúvidas, os três assuntos de maior incidência permitem fazer isso com mais facilidade. Afinal, todos os dias utilizamos energia elétricarealizamos trocas de calor e entramos em contato com ondas sonoras ou eletromagnéticas.
Entre os top 5 assuntos, a eletrodinâmica é o primeiro, com 20,3% de incidência. Depois, estão a termologia sim ondulatóriacom 15,5% e 13,5% de presença, respectivamente.
Foco no conteúdo
Assim como a semana que antecedeu a primeira prova os candidatos deveriam ter focado no conteúdo de linguagens e ciências humanas, os candidatos devem concentrar os estudos nesses dias que antecedem a prova nos conteúdos de exatas e biológicas.
“Eu acredito que o aluno deve fazer as revisões na semana que antecede. Eu digo na semana que antecede, assim, de segunda até sábado, no máximo pela manhã. Que sábado à tarde ele descanse, porque a prova é no domingo”, aconselha o professor Fernando Barney.
“Na segunda semana, faz o mesmo esquema da primeira. Você não vai estudar matérias de humanas, nem linguagens, nem redação. Você vai estudar apenas as matérias de matemática e natureza, que consiste em física, química e biologia. Fazendo esse estudo até o sábado pela manhã. Sábado à tarde, relaxa, fique tranquilo. Faça uma refeição leve à noite”, ressalta ao Jornal Midiamax.
Para aqueles que pretendiam fazer o Enem, mas perderam a primeira provao edital prevê que o estudante compareça no segundo dia e peça a reaplicação do primeiro exame.
O pedido de reaplicação do exame deverá ser feito na Página do Participanteentre 11 de novembro e 22h59 (de Mato Grosso do Sul) de 15 de novembro.
Entretanto, as solicitações e a documentação apresentada serão analisadas, individualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Se o pedido for aceito, a reaplicação será nos dias 10 e/ou 11 de dezembro.
Primeiro dia do Enem
Ó MEC (Ministério da Educação) divulgou na noite deste domingo (3) o balanço do primeiro dia de aplicação das provas do Um em 2024. Conforme o governo federal, o país registrou 26,6% de abstenção e quase 5 mil pessoas foram eliminadas e impedidas de fazer o exame.
Na comparação os últimos dois anos, em 2024 o número de faltas foi um pouco menor. No ano passado, o primeiro dia do Enem registrou 28,1% de abstenções, e em 2022 as ausências somaram 28,3%.
Este ano, a região centro-oeste, que abrange Mato Grosso do Sul, contou com um número de inscritos superior a 2023. Em 2024, 84% dos concluintes do Ensino Médio se inscreveram para realizar a prova, enquanto em 2023 apenas 56,6% decidiram fazer o exame.
Apesar do crescimento exponente entre um ano e outro, Mato Grosso do Sul continuou como o estado do centro-oeste com o menor número de inscritos.
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Céu Azul e Tópicos.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!