A passagem de uma frente fria faz as temperaturas máximas não passarem dos 20ºC na cidade de São Paulo. Na parte da noite, volta a esfriar e as mínimas vão marcar 15ºC. A madrugada e manhã seguem mais geladas, com mínimas previstas de 14ºC. Confira os detalhes do tempo em cada região do Brasil, conforme a Climatempo.
Região Sul
O tempo volta a firmar em boa parte dos três estados da região. Entretanto, diante do avanço da massa de ar polar associada a um sistema de alta pressão, as temperaturas permanecem mais baixas em praticamente todos os três estados, com destaque para a madrugada e manhã bem mais frias.
Em alguns pontos mais frios da Serra do Sudeste e Geral do Rio Grande do Sul, no alto da Serra Catarinense e também nos pontos mais elevados do Paraná, haverá condições favoráveis para formação de geada durante as primeiras horas do dia. Ao longo do dia, o sol predomina entre nebulosidade variável e não chove.
Frente fria influencia a região Sudeste
O avanço da frente fria sobre a costa ainda contribui para a organizar áreas de umidade e consequentemente das instabilidades entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Destaque maior para o alerta de temporais e chuva mais volumosa entre o nordeste de Minas Gerais – que percorre as regiões do Vale do Rio Doce e o Vale do Mucuri – e a metade norte do Espírito Santo.
Nas demais regiões de Minas e do Rio de Janeiro, atenção para chuva forte que pode cair ainda na parte da manhã.
Em São Paulo, o tempo segue firme na maior parte do estado, com predomínio de sol entre nebulosidade variável ao longo do dia. Em virtude da atuação da massa de ar frio, as temperaturas não sobem. O período da manhã também segue mais gelado. A exceção será o norte paulista, onde pode chover de maneira isolada na parte da tarde.
Região Centro-Oeste
As instabilidades devem se concentrar entre o Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal. A circulação de ventos e umidade associados à passagem da frente fria deve favorecer a formação de nuvens carregadas durante o período da tarde, com potencial para episódios de chuva forte localizada, acompanhada por raios e ventos.
No Mato Grosso do Sul, o tempo segue mais aberto e sem condições para chuva significativa, com maior predomínio de sol entre nuvens durante o dia. Excepcionalmente no extremo norte do estado, pode chover de maneira isolada na parte da tarde. Na metade sul, a circulação de ar frio impede a elevação significativa das temperaturas.
Região Nordeste
A chuva segue concentrada entre alguns pontos da costa norte – entre o litoral do Maranhão e do Ceará – e também se espalha por parte do sul da Bahia – em decorrência do deslocamento da frente fria sobre a costa. Nessas áreas, o cenário é de atenção para chuva localmente forte.
Nas demais áreas do interior nordestino, a atuação de um sistema de alta pressão em níveis médios da atmosfera mantém o tempo firme e sem previsão de chuva. O sol predomina entre poucas nuvens durante o dia, favorecendo com que a região apresente as maiores temperaturas do país.
Entre o sudeste do Piauí, norte da Bahia, oeste de Pernambuco, de Alagoas e de Sergipe, alerta de baixa umidade do ar durante as horas mais quentes.
Região Norte
A presença de calor e umidade, seguidas pela formação de uma área de baixa pressão, devem reforçar e espalhar as áreas de instabilidade por praticamente todos os estados. Entre o Amazonas, Acre e Roraima, segue o alerta para temporais ao longo do dia. Nas demais regiões, o tempo segue abafado e pode chover forte no decorrer das horas.