A cantora Marina Lima se apresenta hoje, 12 de dezembro, às 17h30, na Academia Brasileira de Letras. Ela terá como missão realizar o último desejo do irmão, o poeta Antonio Cícero, que fazia parte da casa desde 2017.
“Cícero gostava muito do ambiente da Academia, fez amigos verdadeiros lá, pessoas que tinha prazer de encontrar. Então, planejo um recital que celebre isso, incluindo lindas canções nossas”, afirmou Marina, em comunicado.
O evento, que tem entrada gratuita mediante retirada de ingressos, está esgotado. O público pode conferir de casa, através da transmissão que será feita pelo canal da ABL no YouTube.
Poeta, filósofo e compositor, Antonio Cícero morreu em outubro, aos 79 anos. Ele, que era irmão e parceiro de composição de Marina, vinha tratando problemas neurológicos decorrentes de um diagnóstico de Mal de Alzheimer e recorreu a um procedimento de morte assistida na Suíça. À ocasião, ele estava acompanhado do namorado, Marcelo.
São de autoria dos irmãos canções como “Pra Começar”, À Francesa” e “Fullgás”, que também deu nome ao disco lançado em 1984 — um marco na canção pop do Brasil que aspirava sua redemocratização — e, certamente, peça integrante do repertório de logo mais.
Em 2025, a Companhia das Letras deve publicar uma última coletânea de ensaios inéditos do autor, intitulada “O eterno agora”.