Os incêndios florestais que assolam Mato Grosso continuam a ser combatidos pelo Corpo de Bombeiros e outras entidades de preservação ambiental. Nesse sábado (21), mais de mil militares e brigadistas atuam para combater 41 incêndios ativos e 25 municípios do Estado.
Além disso, foram registrados 768 fontes de calor na última sexta-feira (20), conforme a última checagem do Programa BDQueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
O destaque positivo é o controle feito pelos agentes de combate ao fogo do incêndio na RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) no Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá.
Já negativamente, as equipes ainda atuam no combate as chamas Parque Estadual do Guirá e na região da Baia Grande, próximo a Estação Ecológica do Taiamã, em Cáceres; e na Fazenda Laguna, próxima a Terra Indígena Tereza Cristina.
Segundo os bombeiros, a estiagem severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas. Por esse motivo, o órgão pede que a população colabore e respeite o período proibitivo.
Desde o início dos meses, em que é proibido o uso de fogo para manejo, o Corpo de Bombeiros extinguiu 164 incêndios florestais em 47 municípios.