Trânsito
A não realização do Exame Toxicológico é uma infração de trânsito classificada como gravíssima, com multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH
Por Viviane Freitas | 4 junho, 2024 – 13:43
Mais de 20 mil condutores das categorias C, D e E em Mato Grosso do Sul começaram a receber notificações de multa por não terem regularizado o exame toxicológico dentro dos prazos estabelecidos pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). A multa é de R$ 1.467,35 e configura infração gravíssima, com sete pontos na CNH.
As notificações estão sendo enviadas por correio ou pelo aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito). Os condutores têm prazo para apresentar defesa, que deve ser feita online no Portal de Serviços Meu Detran.
A Gerente Especial de Penalidades e Coordenação do Renainf do Detran-MS, Paloma Trauer, alerta que a não realização do exame toxicológico é uma exigência legal para motoristas profissionais e que a multa pode ser aplicada mesmo que o condutor não esteja dirigindo no momento da autuação.
Prazo para regularização já havia vencido
O prazo inicial para regularização do exame toxicológico era 28 de dezembro de 2023, com tolerância de 30 dias,prorrogado para 28 de janeiro de 2024. No entanto, mesmo com a prorrogação, muitos motoristas não regularizaram a situação.
Ainda há tempo para regularizar
Os motoristas que ainda não realizaram o exame toxicológico podem fazê-lo em qualquer laboratório credenciado pela Senatran. A lista de laboratórios está disponível no site do Detran-MS.