Mais de 100 canários-da-terra, que estavam sendo transportados em um ônibus interestadual, foram apreendidos no km 8 da BR-070, próximo ao município de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, na tarde dessa segunda-feira (25) por equipes da PRF (Polícia Rodoviária Federal). Ocorrência segue em andamento. Matéria em atualização.
De acordo as informações, a PRF chegou até o ônibus após uma denúncia anônima. O veículo teria saído de Cuiabá com destino a Goiânia (GO), e sofreu uma pane mecânica próximo ao km 90, entre a cidade de General Carneiro e o distrito de Paredão Grande.
Após os passageiros serem embarcados em outro ônibus, um deles, que portava duas caixas como bagagem, não quis embarcar e seguir viagem. Ele preferiu permanecer junto ao veículo quebrado até que este fosse consertado e continuasse a viagem, o que levantou a suspeita de que teria algum produto ilícito dentro das caixas.
Durante a abordagem policial, o motorista do ônibus foi questionado sobre o passageiro e as duas caixas que estavam sendo transportadas, e nessa momento o condutor disse que o passageiro estava no interior do ônibus mas não sabia informar o paradeiro das duas caixas.
O passageiro, quando questionado, disse que estava de retorno para Goiânia, e que o motivo da viagem que teria durado cerca de dez dias seria uma visita a alguns parentes em Cuiabá, porém não soube dizer o grau de parentesco e quando perguntado em qual região da cidade moravam disse que não sabia.
Quando revistaram o interior do ônibus, as equipes da PRF localizaram uma sacola plástica com inúmeros apetrechos próprios para transporte e alimentação de pássaros, que teriam sido usados há pouco tempo, contendo gaiola, fezes de pássaros e recipientes plásticos para ração e água, além de penas.
Canário-da-terra
Presente em quase todo o país, o canário-da-terra tem 13,5 centímetros e 20 gramas. O macho é amarelo vivo com uma mancha alaranjada na frente da cabeça. Já a fêmea e o jovem da espécie não carregam na plumagem um tom tão vivo, e sim, mais parecido com a cor da azeitona.
Vive em bandos que podem variar desde seis até mais de 30 indivíduos.