Mato Grosso do Sul possui o quinto maior rebanho bovino do Brasil e possui mais cabeças de gado do que habitantes. É o que demonstra os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o órgão, são cerca de seis bois para cada morador.
A PPM (Pesquisa da Pecuária Municipal) de 2023 aponta que o rebanho bovino sul-mato-grossense supera 18,8 milhões de cabeças, enquanto a população estimada no último censo é de 2,9 milhões de pessoas. Em termos percentuais, os habitantes representam apenas 15% do total de bovinos no estado.
Maiores rebanhos estão no Pantanal. Corumbá lidera o ranking, com mais de 2 milhões de cabeças de gado, seguido por Aquidauana com 853 mil e Ribas do Rio Pardo, 826 mil. Outros municípios com rebanhos expressivos incluem Porto Murtinho, com 700 mil exemplares, e Rio Verde de Mato Grosso, que soma 610 mil cabeças.
Já entre os que menos criam rebanhos, Ladário lidera com apenas 8.955 cabeças, seguido por Douradina, com 9.933 exemplares. Vicentina, Itaporã e Fátima do Sul também aparecem entre os municípios com menos quantidades de gado.
Quando comparado ao restante do país, Mato Grosso lidera o ranking com quase 34 mil cabeças. Em seguida, aparece o Pará, com 25 mil cabeças, Goiás com 23,7 mil e Minas Gerais com 22, 5 mil exemplares. Mato Grosso do Sul aparece em quinta colocação.