Uma mulher de 31 anos, que não teve a identidade divulgada, foi presa em flagrante na manhã da última terça-feira (3) por tentar matar a própria filha, de 8 meses, na casa onde moram, em São Gabriel do Oeste.
A bebê está internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Santa Casa de Campo Grande, em estado grave. Segundo os médicos, “dificilmente a criança irá sobreviver, e caso isto aconteça, possivelmente ficarão sequelas”.
A ocorrência foi inicialmente atendida pela Polícia Militar, e o caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de São Gabriel do Oeste. O delegado titular da unidade, Matheus Alves Vital prestou esclarecimentos sobre o fato através de um vídeo, que você confere no fim deste material.
Segundo Vital, a mulher teria tentado afogar a criança em uma bacia com água, que costumava ser utilizada para banho. O ato foi interrompido pela mãe da genitora – avó da vítima -, que chegou ao local e viu a criança submersa.
Foi a avó quem deu início aos primeiros socorros, acionou órgãos competentes e procurou por ajuda na rua. A criança foi encaminhada para o Hospital Municipal de São Gabriel do Oeste, mas precisou ser transferida para Campo Grande devido ao estado grave em que se encontrava.
“Infelizmente, ela teve que ser encaminhada como vaga zero para a Santa Casa de Campo Grande, porque ela estava em um estado muito grave, tendo paradas cardiorrespiratórias”, revelou o delegado.
Na delegacia, a mãe foi autuada em flagrante pelo crime de homicídio qualificado na forma tentada. Durante interrogatório, ela confessou que realmente tentou matar a criança.
Ao ser questionada sobre o que teria motivado o crime, ela informou que tinha brigas constantes com sua própria mãe, a avó da criança, que havia dito que era para ela “sair de casa”, que “não gostaria mais que ela criasse a neta dela” e que “ela queria criar a neta”.
“Com o objetivo de atingir a sua própria mãe, essa investigada foi e tentou tirar a vida da própria filha”, disse o delegado.
Segundo Matheus Vital, foi verificado na delegacia que a autora possui problemas psiquiátricos, faz uso de remédio controlado e é usuária de drogas.
“Não foi possível identificar, no ato do flagrante, se ela estava consciente ou não dos atos que ela estava praticando, e por conta disso ela foi atuada pelo crime de homicídio qualificado na forma tentada”, acrescentou.
Ela teve a prisão em flagrante convertida a preventiva, e aguarda no presídio feminino de São Gabriel do Oeste pela audiência de custódia.
Fontes: CE/ML