A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou em coletiva de imprensa em Corumbá, nesta sexta-feira (28), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu “carta branca” no que se refere aos recursos para o combate aos incêndios que castigam o Pantanal sul-mato-grossense.
Simone Tebet e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, acompanhadas do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro de Moura, sobrevoaram nesta manhã o bioma acompanhados do Governador Eduardo Riedel (PSDB).
A ex-senadora por Mato Grosso do Sul e atual ministra Simone Tebet explicou que se reuniu com o presidente Lula antes da viagem ao Pantanal, que mandou alguns recados para o Estado.
“Diga ao povo de MS que todos os ministérios necessários estão envolvidos e, pelo menos até agora são oito ministérios envolvidos, e que não faltará recurso e nem orçamento, ainda que com crédito extraordinário, para que possamos ter mais efetivos, mais brigadistas, mais aeronaves, mais veículos e mais recursos para que possamos combater esses incêndios”, pontuou.
Até o momento, oito ministérios estão envolvidos com os combates a incêndios no bioma, mas os esforços podem aumentar a depender da necessidade.
“Gostaria de deixar reforçado aqui que o presidente Lula nos deu carta branca assinado, especialmente para a ministra Marina Silva, para que possamos não medir esforços para resolver essa crise que, de novo, não é uma crise do Brasil, ela passa a ser uma crise ambiental da humanidade”, continuou a ministra.
Fogo no Pantanal
O fogo tem castigado o Pantanal há semanas e destruiu milhares de hectares do bioma. Na noite de quinta-feira (27), 40 dos 82 agentes da Força Nacional chegaram a Corumbá para reforçar o combate aos incêndios.
Ó monitoramento de focos ativos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostra que o número de focos no Pantanal de Mato Grosso do Sul chegou a 2.552 entre 1º de junho e a última quinta-feira (27), número muito maior do que os 77 detectados em todo o mês no ano passado.
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax? Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. Acima de tudo, com sigilo garantido por lei.
Acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e TikTok.