Política
O encontro deve ocorrer nesta quinta-feira (06) e a pauta oficial é o orçamento das instituições
Por Viviane Freitas | 5 junho, 2024 – 9:43
O presidente Lula (PT) convocou uma reunião com reitores de universidades e institutos federais para tentar encerrar a greve dos professores. O encontro está marcado para esta quinta-feira (06) em Brasília. A pauta da reunião será o orçamento das instituições, que têm relatado problemas financeiros. Lula também deverá pressionar pelo fim da paralisação dos docentes em busca de reajuste salarial.
A greve completa 50 dias nesta terça-feira (04). O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), que representa a categoria, solicita um aumento salarial de 7,06% ainda em 2024, de 9% em janeiro de 2025 e de 5,16% em 2026.
Por sua vez, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos oferece um reajuste de 9% apenas em janeiro de 2025 e de 3,5% em maio de 2026. O ministério já afirmou não haver possibilidade de aumentar a proposta.
A convocação para a reunião ocorre após uma semana tumultuada em Brasília. Em 22 de maio, o governo assinou um acordo com o Proifes, uma das entidades que representam os professores federais, visando encerrar a greve. No entanto, a Justiça Federal anulou o acordo em 29 de maio, após uma ação movida pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe, um braço do Andes.
Após protestos e a ocupação de uma sala no Ministério da Gestão, uma nova rodada de negociações foi agendada para o dia 14. No total, pelo menos 63 universidades e institutos federais permanecem em greve.