O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que foi procurado pelo cantor e compositor Almir Sater para socorrer a região do Pantanal contra os incêndios florestais. A declaração do petista ocorreu em entrevista à TV Centro América, afiliada da Globo em Mato Grosso, que foi ao ar nesta terça-feira (30/7).
“Ontem, eu falei com o nosso cantor Almir Sater sobre a questão do fogo, porque me parece que a fazenda dele é perto aqui da região. E estava, ele disse, que estava muito feio a coisa, que estava um negócio louco. Ele pediu ajuda, eu mandei para ele tudo o que a gente estava fazendo, porque nós temos lá quase 800 pessoas trabalhando”, disse Lula.
O Pantanal registrou em junho 2.639 focos de calor, um aumento de 3.327% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os números são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e mostram os focos de queimadas identificados por satélites, no entanto, não é possível avaliar o tamanho da área afetada.
“A Marina (Silva, ministra do Meio Ambiente), ela tem colocado, que eu vou agora, quando voltar, sancionar uma lei. Uma lei para discutir a questão do fogo, uma lei que está, desde o governo da Dilma (Dilma Rousseff, presidente do Novo Banco de Desenvolvimento), no Congresso Nacional, e isso esteve engavetado durante muito tempo, e, agora, na nossa volta, a gente fez essa lei, que foi aprovada, e eu vou sancionar, que é para dar possibilidade para o interior do meio ambiente a cuidar melhor”, enfatizou Lula.
O Pantanal abrange áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Para acompanhar a situação da região, o presidente Lula irá viajar para Corumbá (MS) para sancionar a lei que estabelece a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo.