Literatura e teatro têm um longo histórico de andarem juntos. Para a escritora sul-mato-grossense Isabel Fiorese, os dois têm “uma relação estreita e interconectada”. E foi sua paixão pelas duas artes que a motivou a adaptar seu mais novo livro, “Dupla Identidade”, que será lançado nesta sexta-feira (12), no Instituto Mirim, a partir das 19h30, em um espetáculo teatral. Ela já havia apresentado esquetes de seu livro anterior, e a iniciativa foi muito bem recebida pelo público.
“A primeira montagem que eu fiz, para apresentar o romance ‘As Duas Vidas de Celeste’, foi só um spoiler mesmo, mas o público gostou tanto que me pediram para montar uma peça inteira. Foi o que resolvi fazer com ‘Dupla Identidade’. As dificuldades foram múltiplas, porque escrever o roteiro e dirigir a peça é complicado, mas tenho a satisfação de só trabalhar com pessoas que realmente amam estar em frente aos refletores”, resume a autora e diretora.
A história de “Dupla Identidade” envolve religião, cultura indiana e ciência. O romance tem como protagonistas duas mulheres, Vitória e Khadija, que têm uma ligação misteriosa que só será revelada no final do livro. “Eu admiro a espiritualidade desse povo e toda a ancestralidade de grandes nomes ligados à cultura da paz. Então, resolvi mesclar o enredo juntando personagens brasileiros e indianos. Fiz um longo processo de pesquisa em livros de história indiana, filmes, conversando com pessoas que já estiveram lá e entrevistando acadêmicos que escreveram artigos sobre a Índia”, conta Isabel.
O livro será lançado nesta sexta-feira, e o espetáculo teatral será apresentado dia 27 de julho, às 19 horas, no Teatro Allan Kardec. Dessa vez, o intervalo entre as datas foi necessário para dar tempo aos leitores de terminarem a obra e para que ninguém leve spoilers do final, que promete ser surpreendente. “Sou amante do teatro e minha história começou no palco, estudando técnicas de atuação. Depois me interessei pelos roteiros, fiz alguns ensaios em stand up comedy e rapidamente pulei para a escrita de romances”, detalha a escritora.
“A literatura pode ser considerada como a base do teatro, uma vez que muitas peças teatrais são adaptadas de romances, contos, poemas e outras obras literárias. Em resumo, literatura e teatro estão intimamente ligados, com muitas peças teatrais sendo adaptadas de obras literárias e a literatura fornecendo inspiração para o teatro. Eles se complementam e se enriquecem mutuamente na busca de transmitir histórias e emoções ao público”, completa.
Serviço: O livro “Dupla Identidade”, da escritora e diretora teatral Isabel Fiorese, publicado pela Life Editora, será lançado nesta sexta-feira, dia 12 de julho, a partir das 19h30, no Instituto Mirim (Av. Fábio Zahran, nº 6.000 – Vila Carvalho), com entrada gratuita. O espetáculo teatral baseado na obra será apresentado dia 27 de julho, às 19 horas, no Teatro Allan Kardec (Av. América, 653 – Vila Planalto). Ingressos pelo link: sympla.com.br/evento/espetaculo-teatral-dupla-identidade/2491648