Na busca por preservar e difundir a rica cultura gastronômica do Pantanal, surge a Comitiva Alma Pantaneira, um projeto inspirado na tradição nômade das comitivas da região. Sob a liderança de Lauro de Oliveira Lubas, a comitiva leva os autênticos sabores pantaneiros para além das fronteiras da região, mantendo viva a autenticidade e o sabor característico do local.
A história da Comitiva Alma Pantaneira nasceu em uma tarde regada a tereré, quando Lauro, junto de um amigo de Campo Grande, discutia formas de contribuir para a preservação da cultura pantaneira. A ideia de criar uma comitiva, inspirada nas tradições e na camaradagem das comitivas pantaneiras que há séculos percorrem os campos da região, surgiu nesse momento.
Com apoio moral e financeiro desse amigo, Lauro deu vida à Alma Pantaneira. O objetivo não é apenas divulgar a culinária típica do Pantanal, mas também manter viva a tradição nômade das comitivas “Trabalhei na lavoura, mas não deu certo. Então, voltei para Campo Grande e um amigo me disse: ‘Cara, ao invés de tentar um emprego novo, faça o que você gosta’. Sempre amei cozinhar e amo a cultura pantaneira. Juntei a ideia maravilhosa dele de me encorajar e criamos a comitiva ‘Alma Pantaneira’”, explica Lauro, que iniciou o empreendimento há um ano.
Lauro explica ao OSM que entre os pratos indispensáveis no cardápio da Alma Pantaneira estão o macarrão tropeiro, o carreteiro, feijão com carne seca e ovo frito, acompanhados de uma doce rapadura como sobremesa. “Com uma estadia máxima de cinco dias em cada local, a comitiva proporciona não só um descanso para si e para o gado, mas também mantém viva a tradição e autenticidade do Pantanal em cada refeição servida”, diz Lauro.
Filho de produtor, Lauro cresceu no meio rural e sempre esteve envolvido com a pecuária. “Sempre trabalhei em fazenda, nasci e cresci em fazenda de pecuária. Ao longo do tempo, fui adquirindo experiência e cheguei a viajar em comitiva, mas o destino me afastou disso”, conta ele.
Um dos momentos mais marcantes para o produtor foi participar da Expogrande este ano. Ao lado da esposa, ele trouxe para a exposição funcionários que auxiliam no preparo da comida e no atendimento aos clientes. “No total, mais de 12 pessoas ajudaram, foi um sucesso, com certeza um momento muito marcante para nós “, ressalta.
Optando por não ter um ponto fixo, a comitiva viaja de lugar em lugar, oferecendo pratos típicos e proporcionando uma experiência única aos clientes.
O atendimento no estilo “Self-Service” é individual e custa R$ 40,00. Para mais informações, entre em contato pelo telefone do Lauro (66) 99231-1444 ou pelo Instagram da comitiva pantaneira.