A Justiça Federal condenou o youtuber Bruno Aiub, conhecido na internet como Monark, pelo crime de injúria, cometido contra o ministro do STF (Supremo Tribunal federal) Flávio Dino. Durante a gravação de um podcast, em 2023, o youtuber proferiu insultos como “gordola” e “filho da p***” para se referir ao ministro.
De acordo com informações do Jornal O Globo, a pena direcionada à Monark é de detenção de um ano e dois meses, além de multa aplicada de R$ 50 mil. A determinação foi publicada na última quinta-feira (3).
A juíza acatou as acusações de crime de injúria, contudo afastou a condenação por difamação. “É inequívoco que as frases por ele pronunciadas foram ofensivas à dignidade e ao decoro da vítima, bem assim que o acusado teve o dolo específico de injuriar o querelante, no que extrapolou o ânimo de mera crítica”, afirma a magistrada.
Em dezembro de 2023, o desembargador do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) Fausto Martin de Sanctis chegou a suspender a queixa-crime. Contudo, o tribunal decidiu retomar o caso em março deste ano.
A Defensoria Pública, que representa Monark, pediu para que a ação penal fosse trancada. O youtuber pode, entretanto, recorrer em liberdade.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.