O mês de junho chega com tudo para o calor em Mato Grosso do Sul, que promete trazer mudanças bruscas de temperatura e clima para todas as regiões do estado.
Segundo informações da Climatempo, o mês deve ser de ar quente e seco, por conta da circulação de ventos favorecidas pela alta pressão, que faz o ar quente passar sobre todos os estados do Centro Oeste, também será um mês bem mais seco e com temperaturas ligeiramente acima da média, mas noites frias, principalmente nas regiões de fronteira.
Para o mês de junho em Mato Grosso do Sul, a previsão do tempo indica um período predominantemente quente e seco. As temperaturas devem variar entre mínimas de 13°C e máximas de até 31°C em diversas regiões.
Mas, nem só de calor irá viver o sul-mato-grossense, pois além das altas temperaturas, e o clima seco, a meteorologia prevê que em alguns dias durante o mês, o tempo pode mudar e a temperatura despencar novamente, como ocorreu nas últimas duas semanas de maio.
Há previsão de pelo menos duas frentes frias para a segunda quinzena de junho, que pode causar queda de temperatura, principalmente nas regiões de fronteira.
Os dias, apesar de frios, também serão secos, com temperaturas mínimas de até 13 °C em algumas regiões do estado e com umidade baixa, variando entre 33% e 70%.
Essa oscilação térmica, é típica da estação de transição entre o outono e o inverno, podendo pegar muitos de surpresa. Portanto, é importante estar preparado para essas mudanças bruscas de temperatura. As pessoas devem ter em mãos roupas adequadas para o frio e manter-se informadas sobre as atualizações climáticas.
Com o tempo seco e a baixa umidade, os cuidados com a saúde respiratória também são essenciais. A sugestão de especialistas é evitar exercícios físicos nas horas mais quentes do dia e utilizar umidificadores de ar em ambientes internos. O risco de incêndios também é maior em períodos de clima como esse.