Com a instalação do Ponto de Inclusão Digital (PID) em Alcinópolis, na tarde desta quinta-feira (25), o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Sérgio Fernandes Martins, entrega o último PID previsto para a região norte do Estado. Em Alcinópolis, o Ponto de Inclusão Digital do Poder Judiciário estadual está localizado na rua Maria Teodora Freitas Neri, 518 (cartório eleitoral).
Por meio de parcerias com os municípios e outros órgãos públicos, os PIDs facilitam o acesso dos cidadãos aos serviços judiciais, proporcionando maior agilidade e efetividade na resolução de demandas, sobretudo, em localidades onde não há uma unidade de atendimento do judiciário estadual.
O presidente Sérgio Fernandes Martins destacou a relevância dessas ações para a promoção da cidadania e a melhoria do acesso à justiça. “Estabelecemos para o ano de 2024 a meta de instalar os Pontos de Inclusão Digital nas cidades que não têm a comarca instalada e este é um dos poucos PIDS em que conseguimos agrupar quatro serviços e inaugurando ele dentro do mês de aniversário de Alcinópolis, como um presente para o município”.
Para o prefeito de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo da Silva, a oportunidade de criação do espaço “é uma conquista muito grande para nossa sociedade que se soma aos demais serviços já disponíveis no local”.
O prefeito recebeu o certificado Alcinópolis Acolhe Suas Crianças das mãos do presidente do Tribunal. O certificado é um reconhecimento ao município pelas medidas protetivas à criança e ao adolescente em vulnerabilidade, de acordo com o programa Família Acolhedora.
Durante a solenidade, uma caminhonete Toyota Hilux foi entregue à juíza diretora do Foro da comarca de Coxim, Larissa Luiz Ribeiro, e ao juiz da 1ª Vara da comarca, Bruno Palhano Gonçalves. O veículo atenderá aos municípios que integram a comarca: Coxim e Alcinópolis.
Com a instalação dos Pontos de Inclusão Digital, o TJMS reafirma seu compromisso em tornar o acesso à justiça mais real e eficiente, utilizando a tecnologia como aliada nesse processo. Essas iniciativas representam um avanço significativo para a população, permitindo que mais pessoas alcancem os serviços judiciais sem a necessidade de se deslocar para outros municípios que possuem fórum.
Participaram também da solenidade o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça, Mário José Esbalqueiro Junior; o advogado Rafael Garcia de Morais Lemos, presidente da 9ª subseção de Coxim da OAB/MS; o promotor de justiça de Coxim, Victor Leonardo de Miranda Taveira; o defensor público de Coxim, Rafael Duque de Freitas; o presidente da Adepol de MS, André Matsushita Gonçalves, entre outras autoridades.