A JBS divulgou nota nesta terça-feira (13) informando que fechou o segundo trimestre de 2024 com receita líquida de R$ 100,6 bilhões. O resultado representa uma alta de 12,6% em relação ao mesmo período do ano passado e a maior receita trimestral já alcançada pela companhia.
De acordo com a empresa, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) registrado no período foi de R$ 9,9 bilhões, ante R$ 4,5 bilhões em igual intervalo do ano passado, enquanto o lucro líquido foi de R$ 1,7 bilhão. A margem Ebitda fechou em 9,8%, quase o dobro da margem registrada no segundo trimestre de 2023.
A JBS informou que 75% do Ebitda é resultado das operações de aves e suínoscom destaque para a Pilgrim’s, Seara e JBS USA Pork. Além disso, Austrália e JBS Brasil também teriam registraram ótimo desempenho.
“Os resultados da JBS no segundo trimestre de 2024 reforçam a nossa estratégia de diversificação global, que é impulsionada por investimentos em inovação e na construção de marcas fortes, consolidando um portfólio mais resiliente e de maior valor agregado”, diz Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS.
Já a alavancagem, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda, ficou em 3,06 vezes em reais e em 2,77 vezes em dólares, contra 3,87 vezes e 4,15 vezes, respectivamente, um ano antes. O resultado financeiro líquido da empresa ficou negativo em R$ 3,128 bilhões, contra um resultado também negativo de R$ 1,668 bilhão no segundo trimestre de 2023.
Desempenho por unidades
Por unidade de negócio, o Ebitda ajustado da Seara subiu 381%, seguido por USA Pork, com alta de 224,4%, Pilgrim’s Pride, com incremento de 119,7%, JBS Brasil, que cresceu 74,7%, e JBS Austrália, com expansão de 65,8%. O Ebitda ajustado da JBS Beef North America recuou 65,1%.
No segundo trimestre do ano, a Seara teve receita líquida de R$ 11,595 bilhões, 12,5% superior à de igual período do ano anterior. A companhia atribui o resultado aos maiores volumes vendidos (+7% na comparação anual) e aos preços (+5%). O aumento da margem Ebitda “é consequência das diversas ações operacionais implementadas ao longo de toda a cadeia, que resultaram em melhores indicadores operacionais aliados a menores custos dos grãos e ampliação do portfólio de valor agregado”.
As vendas no mercado doméstico, que responderam por metade da receita da unidade no trimestre, totalizaram R$ 5,6 bilhões, 11% superior a igual período de 2023, resultado principalmente do aumento dos volumes vendidos em 12% em relação ao segundo trimestre do ano passado. No mercado externo, a receita líquida em dólares atingiu US$ 1 bilhão, aumento de 4%, impulsionada pelo crescimento de 7% nos preços médios em dólar, já que os volumes foram 3% inferiores na comparação anual. No mercado externo, a receita líquida em dólares atingiu US$ 1,1 bilhão, aumento de 8%, impulsionado pelo crescimento de 4% tanto nos preços médios em dólar quanto nos volumes vendidos na comparação anual.
A JBS Brasil apresentou receita de R$ 15,547 bilhões, alta de 11,2% ante o segundo trimestre de 2023. A JBS disse que, no mercado doméstico, a receita líquida na categoria de carne bovina in natura cresceu 12%, como consequência do maior volume vendido no período. No mercado externo, a receita líquida de carne bovina in natura cresceu 4%, como resultado do crescimento de 12% do volume comercializado.
Na América do Norte, a receita líquida no período foi de R$ 31,263 bilhões, 8,7% a mais em relação ao segundo trimestre de 2023, com um Ebitda ajustado de R$ 151,3 milhões e margem de 0,5%.