Uma cena peculiar foi registrada no Parque Estadual Encontro das Águas, em Mato Grosso, onde um jacaré atacou uma sucuri, resultando em uma luta que durou mais de duas horas. O evento, ocorrido no início de maio, foi capturado pelo guia de turismo Branco Arruda e postado nas redes sociais.
“Quando encontramos eles brigando, era por volta de 15h20. Fui embora às 17h30 e ainda estavam lutando. Não consegui ver o desfecho da briga”, relatou o guia turístico em entrevista ao G1.
Branco Arruda trabalha diariamente nos rios do Pantanal e sempre se surpreende com situações semelhantes, durante os passeios. “É sempre esperar que a natureza mostra”, disse.
O Parque Estadual Encontro das Águas oferece visitas para observar os animais à distância durante passeios de barco nos rios do Pantanal.
A cena não chega a ser incomum, visto que os jacarés são predadores das sucuris, e o contrário também ocorre quando o réptil é filhote, segundo o biólogo Henrique Abrahão Charles. Os jacarés aguardam em seus territórios até que uma presa entre. Se não houver nenhuma presa, eles se deslocam para outro lugar.