UM Climatempo já divulgou a tendência das condições do tempo para as festas de Natal no país. As indicações iniciais para o período, incluindo o fim de semana que antecede as festas natalinas, apontam para muitas nuvens e condições para pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite, em praticamente todo o Brasil.
Neste ano, a chuva mais frequente e volumosa deve ocorrer nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. As menores condições para as chuvas, portanto, ficam para o Sul e o Nordeste.
A Climatempo chama atenção para o fato de que não há previsão de entrada de ar frio de origem polar no Brasil neste ano. Ou seja, o período do Natal será marcada por calor e abafamento em todo o território.
Confira a tendência inicial para as condições do tempo no período das festas de Natal em cada região do país.
No
O fim de semana que antecede as festas de Natal terá bastante sol e calor na região, com previsão de pouca chuva. Apenas o litoral de Santa Catarina terá o próximo sábado (21) com muitas nuvens e condições para chuva a qualquer hora, mas com intensidade entre fraca e moderada.
A segunda-feira (23) ambém terá predomínio de sol, mas as condições para pancadas de chuva começam a aumentar no oeste e no sul do Rio Grande do Sul, por causa da expansão de áreas de instabilidade sobre a Argentina e o Uruguai.
Nos dias 24 e 25 de dezembro, ainda vai fazer calor na região. A tendência é de períodos com sol, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em todo o Sul. As pancadas de chuva também vão acontecer nas capitais.
Sudeste
No fim de semana prolongado antes do Natal, uma frente fria deve passar pela costa da região. No sábado, o sistema estará passando pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Isso vai deixar o tempo instável em toda os estados do Sudeste, com muita nebulosidade e várias pancadas de chuva no decorrer do dia. As pancadas podem variar de moderada a forte intensidade. O sol pode aparecer de vez em quando, mas entre muitas nuvens, e o ar fica abafado.
Entre o domingo (22) e a segunda (23), a frente fria deve ficar perto do litoral fluminense e capixaba, mas já perdendo intensidade.
Entre os dias 23 e 25 de dezembro, a tendência é que o Espírito Santo fique com muita nebulosidade e chuva a qualquer hora, com alguns períodos com sol, inclusive na Grande Vitória.
Para as outras regiões do Sudeste, a tendência é de que o sol já apareça de manhã, a nebulosidade aumente ao longo do dia e as pancadas de chuva com raios aconteçam durante a tarde e à noite. As capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte também estarão sujeitas a essas pancadas de chuva.
Fique atento: várias pancadas poderão ser com moderada a forte intensidade, em todos os estados do Sudeste.
Centro-Oeste
Mato Grosso do Sul receberá muito sol no período. No fim de semana que antecede o Natal, o estado terá a maior chance para registar pancadas de chuva, a partir da tarde e em áreas próximas a Goiás e a Mato Grosso.
Entre 23 e 25 de dezembro, Mato Grosso do Sul algumas pancadas de chuva isoladas e passageiras podem ocorrer à tarde ou à noite. Mas não devem ocorrer tempestades.
No Distrito Federal, em Goiás e Mato Grosso, o fim de semana antes do Natal e também a segunda-feira serão com muitas nuvens e pancadas de chuva com raios que poderão ocorrer a qualquer hora, intercaladas com alguns períodos com o sol. Há risco de chuva de forte intensidade e o ar fica abafado.
Já nos dias 24 e 25 de dezembro, as áreas de instabilidade tendem a enfraquecer nessas unidades da federação. Os períodos com sol serão mais prolongados e as pancadas de chuva com raios devem se concentrar à tarde e à noite, mas de forma isolada.
Nordeste
Como ainda é comum nesta época do ano, grande parte da região recebe pouca chuva. No fim de semana que antecede as festas de Natal, o sol estará forte no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Algumas pancadas de chuva poderão ocorrer no interior do Ceará, no sertão de Pernambuco e na faixa litorânea desses estados.
Entre as capitais, a maior chance de pancadas de chuva será em Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife.
Entre os dias 23 e 25 de dezembro, as condições para a chuva vão aumentar um pouco no interior desses estados. Mesmo assim, as pancadas de chuva devem ser isoladas. A maior possibilidade de ocorrência de chuva será no interior do Ceará e no sertão da Paraíba e de Pernambuco.
No fim de semana antes do Natal, as pancadas de chuva serão frequentes no centro-sul do Maranhão e do Piauí, no oeste e sul da Bahia e na região baiana do Vale do São Francisco. As capitais Salvador, Teresina e São Luís terão predomínio de sol e pouca chuva.
Mas entre os dias 23 e 25, as condições para pancadas de chuva tendem a aumentar nesses estados, assim como nas capitais, nas áreas ao norte do Maranhão e do Piauí e também no nordeste da Bahia.
Norte
A grande disponibilidade de calor e de umidade na região nesta época do ano facilita a formação de nuvens carregadas, que provocam pancadas de chuva frequentes em todos os estados.
No fim de semana antes do Natal, as pancadas de chuva vão acontecer a qualquer hora do dia no Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins e centro-sul do Pará. Há risco de chuvas fortes, inclusive nas capitais Manaus, Rio Branco, Porto Velho e Palmas.
No norte do Pará, no Amapá e em Roraima, os períodos com sol serão maiores do que nos demais estados da região, e as pancadas de chuva com raios tendem a acontecer principalmente à tarde e à noite. Há risco de pancadas de chuva de moderadas a fortes, incluindo a região de Belém e de Macapá.
Entre os dias 23 e 25, as condições do tempo não vão se alterar na região . As pancadas de chuva com raios vão acontecer em todos os estados, principalmente à tarde e à noite, com risco de chuva forte, inclusive nas capitais.