Israel atacou o centro de Beirute, capital do Líbano, pela primeira vez desde o início dos confrontos mais diretos com o Hezbollah
Helder Carvalho –
Centro de Beirute atacado por Israel (Reprodução TV UOL)
Ataque atingiu um prédio na cidade de Kola na madrugada de hoje. Não foi divulgado o número oficial de mortos ou feridos. É a primeira vez que a capital libanesa é bombardeada.
Grupo diz que ataque matou três de seus líderes. A FPLP (Frente Popular para a Libertação da Palestina) confirmou a morte de Muhammad Abdel Aal, membro do gabinete político e chefe do departamento de segurança militar; Imad Odeh, membro do departamento militar da FPLP e comandante militar no Líbano; e Abdul Rahman Abdel Aal.
Segundo o UOL, os ataques continuam no sul e leste do Líbano. Nas últimas 24 horas, 136 pessoas morreram por ataques israelenses, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde do Líbano.
Líder do Hezbollah diz que grupo está pronto para incursão terrestre em Israel. “Estamos preparados e prontos”, afirmou o vice-chefe Naim Qassem. Em um discurso na manhã de hoje, ele disse que Israel está promovendo massacres contra civis.
Irã prometeu se vingar de Israel. Autoridades advertiram que a morte de um comandante da Guarda Revolucionária em um ataque na sexta (28) “não ficará sem resposta”. O Hezbollah, financiado e armado pelo Irã, foi criado em 1982 durante a guerra civil no Líbano, por iniciativa da Guarda Revolucionária do Irã.
Quase 100 mil pessoas já fugiram do Líbano para a Síria, informou o Alto Comissário da ONU para os Refugiados, Filippo Grandi. O número dobrou em 48 horas.
Os Estados Unidos e outras lideranças tentam costurar um acordo para evitar uma “guerra total” no Oriente Médio. Hoje, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, disse que o governo só concordará com um cessar-fogo se o Hezbollah se desarmar.
*Com UOL
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Céu Azul e Tópicos.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!