Mato Grosso do Sul se destaca pela produção e exportação de carne de qualidade para o Brasil e para vários países. Entretanto, recentemente, começa a ganhar espaço, também, pelas novas iniciativas que visam dar um pouco mais de atenção à população que não consome produtos de origem animal, e é assim que surge o hambúguer vegano feito de banana verde.
O produto uniu ciência, empreendedorismo industrial e estímulo levou o IST (Instituto Senai de Tecnologia) Alimentos, Bebidas e Sementes, localizado em Dourados, a desenvolver um hambúrguer vegano à base de biomassa de banana verde, na esteira de inovações sustentáveis do estado.
De acordo com a gerente do IST, Maria Carolina Silva Pego, o produto é mais do que um simples lanche saboroso e nutritivo. “É a concretização de uma ideia inovadora que uniu esforços e expertise para gerar um impacto positivo”, destacou.
Resultado de edital de Inovação, lançado pelo Senai, Sebrae e Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), o projeto é uma proposta do empresário José Artur de Oliveira Viana que vislumbrou a oportunidade de transformar sua produção de banana verde em algo especial.
De Aquidauana, o empresário administra há 38 anos a Panificadora Viana. O negócio expandiu-se ao longo dos anos e chegou ao ramo da agricultura, mas especificamente da produção de banana. Até chegar ao hambúrguer, a fruta passou por doce e pela versão chip. Na forma de biomassa, tornou-se massa de coxinha e o ingrediente inusitado do suco de laranja comercializado no estabelecimento.
O edital de inovação se tornou a oportunidade perfeita para uma proposta mais ousada. “Percebemos uma forte tendência mundial das pessoas em buscar produtos mais salutares, com menos conservantes e naturais. É comprovado que o alto índice de doenças, muitas vezes, está ligado a má alimentação e nossa proposta do hambúrguer vegano é altamente nutritiva e saboroso”, destacou o empresário, que agora procura parceiros para alavancar a comercialização do produto.
A engenheira de alimentos do IST Nathalia Beatriz Cirilo Martins explica que a idealização até a finalização do hambúrguer verde foram dois anos. “Desde a pesquisa de soluções até a criação da fórmula ideal, passando pelo delineamento experimental, desenvolvimento do processo produtivo, testes de estabilidade e elaboração da tabela nutricional nossa equipe esteve presente em cada etapa”, relembrou.
Para conquistar os mais diversos paladares, o hambúrguer conta com uma composição única e possui base nutritiva rica em fibras e potássio, provenientes da biomassa de banana verde, e proteínas vegetais e ômega-3 da farinha de baru, que contribui para dar saciedade e bem-estar. O produto também contém farinha de arroz, óleo de coco e especiarias.
Serviço
Os empresários interessados em contratar o serviço do IST Alimentos, Bebidas e Sementes podem entrar em contato pelo contato (67) 3425-5090 ou pelo e-mail [email protected]