A Meta informou que sua plataforma Meta faíscautilizada para criar efeitos de realidade aumentada no Instagram, será encerrada em 14 de janeiro. A decisão, tomada por motivos financeiros, direcionará os investimentos para outras áreas estratégicas da empresa.
Com a descontinuação, apenas os filtros desenvolvidos pela própria Meta permanecerão disponíveis. Criadores de conteúdo que usavam a ferramenta como fonte de renda extra serão impactados, pois filtros personalizados, como os de suavização de pele, deixarão de existir.
Para os usuários, a mudança resultará em uma redução na variedade de efeitos disponíveis. Apesar disso, os conteúdos publicados anteriormente com os filtros personalizados não serão removidos.
A Meta orienta os criadores a fazerem o download de seus efeitos até a data limite, acessando a plataforma antes do encerramento.
Em comunicado divulgado anteriormente, a empresa explicou que a medida faz parte de uma estratégia de reestruturação e priorização de investimentos.
“Após uma avaliação completa, tomamos a decisão de encerrar a plataforma de ferramentas e conteúdo de terceiros do Meta Spark”, destacou a Meta. Apesar disso, a empresa ainda não divulgou detalhes sobre como pretende avançar na criação de efeitos próprios.