As inscrições para 25 cursos on-line da Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) se encerram na segunda-feira (27/1). Todas as formações são gratuitas e certificadas pela Universidade de Brasília (UnB). A instituição, vinculada à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), também oferece opções exclusivas para gestores e integrantes de órgãos de monitoramento.
Os cursos abrangem temas como proteção e direitos do consumidor e têm o objetivo de ampliar o conhecimento da população e capacitar profissionais da área. As aulas começam em 4 de fevereiro e incluem acesso a material de apoio para os estudos. As inscrições podem ser feitas no site oficial da ENDC.
De acordo com a coordenadora da escola, Ana Cláudia Menezes, o foco é capacitar a população para tomar decisões mais conscientes sobre finanças pessoais e familiares. “Isso inclui aprender sobre orçamento, poupança, investimentos, crédito, dívidas e outros aspectos da gestão financeira”, destaca.
Os cursos trazem temas como o Código de Defesa do Consumidor, práticas abusivas, direito digital e resolução de conflitos. Entre as novidades para o primeiro semestre de 2025, estão quatro formações: educação financeira, os direitos e a defesa das mulheres nas relações de consumo, setor elétrico e relações de consumo, e enfrentamento ao racismo.
Os participantes que concluírem os cursos receberão certificados emitidos pela UnB, válidos para fins acadêmicos e profissionais.
Com informações da Agência Gov.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=();t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)(0);
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘331740305206151’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);