A medida visa chamar a atenção para a crise de abastecimento de água que afeta a população indígena local
Lideranças das aldeias Jaguapiru e Bororó, na Reserva Indígena de Dourados, cidade 231 Km de Campo Grande, prometem bloquear na próxima segunda-feira (25) a MS-156, rodovia que liga Dourados a Itaporã, em protesto contra a falta de água nas aldeias.
A medida visa chamar a atenção para a crise de abastecimento de água que afeta a população indígena local.
Conforme as lideranças, a situação precária do fornecimento de água tem causado sérios impactos na vida cotidiana das famílias, afetando até mesmo escolas e unidades de saúde.
Teve acesso, os líderes ressaltaram que as comunidades da Jaguapiru e Bororó não suportam mais a precarização do abastecimento de água em suas residências.
“Estamos sem água para beber, para cuidar dos nossos filhos e até para os animais. Isso é desumano com a nossa população”, diz um trecho do oficio. Segundo relatos do documento, crianças das aldeias estão deixando de frequentar a escola devido à falta de água, e até animais estão morrendo de sede.
Problema recorrente
O problema de escassez de água nas aldeias indígenas de Dourados é recorrente e tem sido debatido em várias esferas políticas. O vice-governador de Mato Grosso do Sul, Barbosinha, mencionou que o Governo do Estado entregou um projeto à Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), mas a execução da obra depende de repasses federais.