Mato Grosso do Sul registrou esse ano até agora (25), 271 assassinatos. Apesar do número alto, dados do Anuário 2024 Cidades Mais Seguras, divulgados agora em setembro, mostram que MS é o 6º estado mais seguro para se viver no Brasil, mesma pesquisa também colocou Campo Grande como a sexta capital mais segura.
O principal indicador usado para classificar os estados e cidades foi a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes. O cálculo é feito através da análise de todos os 1,5 milhões de óbitos ocorridos em 2023 no Brasil, conforme o Painel de Monitoramento da Mortalidade da SVSA.
O índice de homicídio a cada 100 mil habitantes em MS, por exemplo, é de 22,7, pouco menor que a média nacional, que possui uma taxa de 26.
Esse indicador é mundialmente reconhecido como parâmetro para calcular dados em segurança pública.
O Estado ainda aparece no ranking se comparado por regiões. É o 2º mais seguro do Centro-Oeste, atrás apenas do Distrito Federal.
Na sequência fica Goiás, que ocupa a oitava posição no ranking geral, e Mato Grosso na décima sétima colocação.
Ainda conforme os dados, em MS além de Campo Grande, outras duas cidades com mais de 100 mil habitantes são citadas, sendo elas Três Lagoas, que no Estado assume o 1º lugar, com taxa de 20,1 e Dourados em 3° lugar com 27,7, conforme o gráfico abaixo.