Integrantes da escola carnavalesca Herdeiros do Samba, que tiveram o barracão destruído por um incêndio na noite de sábado (16)em Campo Grande, seguem contabilizando as perdas causadas pela tragédia. A perda de animais domésticos, eletrodomésticos e materiais para o desfile de Carnaval em 2025, levou a escola a realizar uma vaquinha para arcar com as despesas.
Após a limpeza no local ser iniciada, viram que três dos quatro gatinhos abrigados no barracão acabaram mortos pelas chamas. Um deles foi resgatado e levado em estado grave a uma clínica veterinária. Outros cinco cachorros, também adotados pelos integrantes, fugiram e foram abrigados pelos vizinhos.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
“Estamos aceitando doações de ração para os cachorros, eletrodomésticos, como geladeira e fogão, porque nosso caseiro perdeu tudo, inclusive equipamentos de trabalho, com solda. Também pedimos ajuda com tecidos, materiais de acabamentos, isopores, colas, entre outros. Tudo o que puderem doar, estamos aceitando”, explica Marília da Luz, diretora da Herdeiros do Samba.
Conforme Fátima da Luz, presidente da escola de samba, o objetivo é superar o ocorrido e voltar com tudo para a avenida em 2025: “Vou orar, contar com a ajuda de amigos, de todos e tentar alguma coisa, mas para a avenida com certeza eu vou”.
Limpeza do terreno
No local eram guardados carros alegóricos, fantasias e os demais materiais utilizados nos desfiles carnavalescos, incluindo peças que seriam usadas no Carnaval de 2025. O prejuízo financeiro, até o momento, ultrapassa os R$ 80 mil.
“Ainda não recebemos laudo da perícia. Mas seguimos acreditando na hipótese de tentativa de furto ou curto da própria fiação”, aponta.
A prefeitura de Campo Grande foi questionada sobre se prestará alguma assistência à escola de samba, mas não retornou até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto ao posicionamento.
Marília da Luz conta que o local foi alvo de diversos furtos. O primeiro ocorreu em maio de 2023 e, depois disso, os crimes se repetiram em setembro e dezembro do mesmo ano. Em 2024 não foi diferente. O local foi furtado várias vezes, o último, há 15 dias.
“Estamos sofrendo com furtos desde 2023. São usuários de drogas que entram e levam ferramentas, televisão, ventiladores e outros materiais”, relata.
Como ajudar?
Qualquer quantia em dinheiro ou material é bem-vinda. O Pix da vaquinha é 44.592.730/0001-02 – Caixa Econômica Federal, Aresm Herdeiros do Samba.
Caso você tenha materiais para as confecções da escola, basta acionar a presidente, Fátima, pelo número (67) 99202-9060.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.