A consulta ao 1° lote de restituição do Imposto de Renda, será liberada nesta quinta-feira (23) às 9h (horário local). Os pagamentos serão realizados a partir do dia 31 de maio.
Em Mato Grosso do Sul serão contemplados 68.306 contribuintes, no valor total de R$ 130.984.811,93. O pagamento será realizado de acordo com a lista de prioridades, nesta ordem:
idosos acima de 80 anos;
idosos entre 60 e 79 anos;
contribuintes portadores de doenças graves;
contribuintes deficientes físicos ou mentais;
contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
contribuintes que adotaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX.
Além destas, moradores do Rio Grande do Sul receberão a restituição antecipadamente também, no Estado serão 886.260 contribuintes beneficiados, totalizando pouco mais de R$1 bilhão.
Os gaúchos estão na faixa de preferência antes dos contribuintes que adotaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX.
Calendário do Imposto de Renda 2024
Confira as datas previstas para a restituição por lotes do Imposto de Renda:
1º lote: 31 de maio
2º lote: 28 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 30 de agosto
5º lote: 30 de setembro
É importante que mesmo aqueles que não vão receber neste primeiro lote, consultem o Imposto de Renda 2024 e confiram que não há erros nos documentos enviados. Caso haja e o contribuinte não corrija, há riscos de cair na malha fina.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Os usuários devem acessar o site da Receita Federal para fazer a consulta e clicar no “Meu Imposto de Renda”. Em seguida selecione a opção “Consultar a Restituição”, nesta fase, é preciso informar o CPF e data de nascimento.
É possível também, consultar por meio de aplicativos para tablets e smartphones, que permitem consultar diretamente nas bases da Receita Federal as informações sobre a liberação das restituições do IRPF, além de poder visualizar a situação cadastral da inscrição.
Para quem ainda não enviou a declaração, os documentos devem estar no sistema até o dia 31 de maio. Caso ainda tenha dúvidas, o Correio do Estado preparou um manual completo para não haver erros na hora de preencher.